MALTE, ÁGUA DE COIMBRA E LÚPULO... É CERVEJA PRAXIS
"Reinheitsgebot", 23 de Abril de 1516- Lei da Pureza da Cerveja
PROCESSO DE FABRICO DA NOSSA CERVEJA
A nossa Cerveja, é produzida segundo um processo 100% NATURAL onde a selecção da matéria-prima é o principal segredo, começando pela ÁGUA DE COIMBRA.
MALTAGEM E BRASSAGEM
Na Maltagem os grãos são preparados para o fabrico de cerveja. O grão é adicionado a um tanque com água, dando em seguida a germinação. Em seguida o malte passa para temperatura muito elevada em forno.
A Brassagem converte os amidos libertados na fase da maltagem em açúcares que podem ser fermentados, formando-se o mosto que depois é filtrado.
FERVURA
Dá-se a esterilização do mosto, elimina substâncias indesejáveis e dá-se a fixação final do mosto.Nesta fase o lúpulo é adicionado, contribuindo assim com o sabor amargo e os aromas de cerveja.
FERMENTAÇÃO
Os açúcares do mosto, pela ação da levedura, transformam-se em álcool e dióxido de carbono. Na fermentação começa com a adição da levedura selecionada para o tipo de cerveja desejado.
MATURAÇÃO
Período de estacionamento da cerveja, a Praxis, a temperaturas adequadas, a fim de permitir a libertação dos componentes voláteis indesejáveis.
ESTABILIZAÇÃO
Estabiliza-se a cerveja, numa temperatura entre os 0º e os 2º C, de modo a fixarem-se as propriedades da cerveja. Elimina-se os últimos elementos de turvação em suspensão, dando à cerveja a limpidez desejável.
ENCHIMENTO
A cerveja é então acondicionada para distribuição e consumo, em diversos tipos de embalagem: barril, garrafa, lata.